Governo do Estado de Rondônia Governo do Estado de Rondônia

Notícia

Governo 06 de março de 2023

Aula inaugural do Mestrado em Contabilidade Pública


Tendo por base as diretrizes do Governo do Estado de Rondônia, no que diz respeito a capacitação e treinamento do seu corpo técnico, a Contabilidade Geral do Estado – COGES publicou no dia 13/01/2023 a Portaria nº 24, criando no âmbito do Sistema de Contabilidade do Poder Executivo, o Programa de Aperfeiçoamento Funcional Permanente da Contabilidade Geral do Estado de Rondônia.

O principal objetivo é a promoção e qualificação profissional de alto nível, voltado aos Analistas Contábeis e aos demais técnicos que atuam nas diversas frentes de serviços da Contabilidade Geral do Estado. O programa visa, por meio do desenvolvimento de novas áreas de pesquisas e conhecimento Técnico científico na área de atuação da COGES, a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

O programa também traz uma visão social, sobretudo quando inova criando mecanismo de incentivo à doação de sangue e medula óssea, conforme capítulo V, art. 44 da Portaria nº 24, o qual se dedicou exclusivamente a tratar desse tema. Com isso, é esperado que o servidor busque pela doação, inicialmente em troca do benefício, mas que com passar do tempo naturalmente se torne um hábito pela satisfação de estar fazendo bem ao próximo.

Em pouco tempo já é possível observar frutos, como por exemplo, a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Contabilidade Pública e Controlaria Pública, ocorrida na tarde do dia 03/03/2023, sexta-feira, nas dependências da Escola de Governo.

O mestrado será ofertado pela FUCAPE, instituição renomada com larga experiência e que faz parte do seleto grupo das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, com nota 05 (cinco) na avaliação no Ministério da Educação (MEC). É importante ressaltar que essa é a nota máxima, que a FUCAPE mantém há pelo menos uma década.

 

 
Foto: Maria Luiza Lopes da Costa

O Contador Geral do Estado, Jurandir Claudio Dadda, destacou o reflexo positivo do aprimoramento técnico na vida funcional do servidor. “Não apenas a administração pública é favorecida, mas também o cidadão contribuinte que anseia por informações que lhe dê mais transparência daquilo que está sendo feito com os recursos públicos”. Segundo Jurandir, o Mestrado deve ter impacto direto nos dados que compõem os demonstrativos gerais do Balanço Geral do Estado, além de ampliar os conhecimentos dos analistas contábeis que atuam diretamente nas unidades gestoras do Estado. “A sociedade Rondoniense será a maior beneficiada”, afirmou o Contador Geral.


Compartilhe