Governo do Estado de Rondônia Governo do Estado de Rondônia

Notícia

Governo 22 de setembro de 2023

Governo de Rondônia conquista dois troféus na premiação do Tesouro Nacional de Qualidade da Informação Fiscal e Contábil


Evolução e desempenho de qualidade da informação contábil e fiscal garantem ao Governo de Rondônia destaque na premiação do Tesouro Nacional

Rondônia garantiu dois troféus na cerimônia de premiação da “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023”, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, na quinta-feira (21), em Brasília. Um troféu na categoria maior evolução e outro em relação ao melhor desempenho dos dados apresentados, o que consolida o Estado como modelo de governança contábil e fiscal.

Os prêmios foram recebidos pelo governador Marcos Rocha, que reforçou o compromisso do Governo de Rondônia com a transparência dos dados contábeis, sustentabilidade financeira do Estado e responsabilidade em destinar os recursos públicos para serviços e obras que atendam às necessidades da população.

“Esse evento é muito importante, pois estimula os estados a melhorarem a apresentação dos dados contábeis e fiscais, e ficamos felizes em ver Rondônia conquistando o 2° lugar no Brasil. O Governo está trabalhando corretamente, no combate à corrupção, e sim, apresentando transparência. Buscamos fazer sempre o melhor pelo nosso Estado e para o desenvolvimento do nosso país. Passo a passo estamos avançando”, afirmou.

O governador também parabenizou a Contabilidade-Geral do Estado – Coges, representada no evento pelo contador-geral, Jurandir Cláudio Dada, pelo trabalho eficiente e o compromisso em prestar à União dados confiáveis, o que dá segurança quanto à situação positiva da gestão de recursos do Governo do Estado.

 

BOAS PRÁTICAS

Conforme o ranking estabelecido, por meio da Portaria/MF n.º 807, Rondônia conquistou a 2ª melhor pontuação do Brasil em relação ao desempenho da prestação de dados contábeis, relativo ao exercício de 2022, com 130,61 pontos (98,2%), fornecidos ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi.

Rondônia é um polo de desenvolvimento atrativo para negócios e gera bem-estar à população

Na cerimônia de entrega dos troféus aos entes federados, também houve o reconhecimento daqueles que tiveram a maior evolução de um ano para o outro, em cada categoria, e Rondônia mais uma vez foi destaque, com a conquista do troféu de segundo melhor do Brasil em evolução, com aumento de 7,15 pontos percentuais, entre os anos de 2021 e 2022, passando da 15ª posição, com dados de 2021, para 2ª com dados de 2022.

O selo de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dado ao estado de Rondônia é resultado de um modelo de governança adotado pelo Governo, que tem como foco, a transparência e entrega de resultados à população.

Os prêmios foram recebidos pelo governador Marcos Rocha, que reforçou o compromisso com a transparência dos dados contábeis

 

PREMIAÇÃO

 Categoria Estados –  Maior desempenho:
1° Lugar: Goiás (pontuação 99,46%)
2° Lugar: Rondônia (pontuação 98,21%)
3° Lugar: Espírito Santo (pontuação 97,80%)

Categoria Estados –  Maior evolução:
1° Lugar: Piauí, com aumento de 7,22 pontos percentuais
2° Lugar: Rondônia, com aumento de 7,15 pontos percentuais
3° Lugar: Minas Gerais, com aumento de 7,04 pontos percentuais

 

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia


Compartilhe