Governo do Estado de Rondônia Governo do Estado de Rondônia

Notícia

Transparência 15 de maio de 2023

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA REFERENTE AO EXERCÍCIO 2022


O Governo do Estado de Rondônia, através da Contabilidade Geral do Estado – COGES, entregou no dia, 14/04, sexta-feira, ao Tribunal de Contas, via Sistema de Gestão de Auditoria Pública – SIGAP, o Balanço Geral do Estado, referente ao exercício financeiro 2022. A entrega ocorreu antecipadamente ao prazo constitucional, na oportunidade, foram inseridos os arquivos exigidos pela Instrução Normativa 065/2019/TCE-RO, contemplando as ações implementadas pelo Estado em busca de melhorias e avanços.

O Balanço Geral está dividido em volume I e II, o primeiro detalha informações administrativas, econômicas, sociais, financeiras e contábeis do Estado. No volume II constam os anexos exigidos pela Lei Federal nº 4.320/1964 e pelas demais normas vigentes.

Com o sentimento e a certeza do dever cumprido, das atribuições constitucionais e dos preceitos legais, respeitando os fundamentos republicanos que são os alicerces deste governo democrático, o Governador, ressalta que a aplicação dos recursos públicos na área social, na educação, na saúde, na segurança, na agricultura e infraestrutura de apoio e logística refletiram o sucesso de sua gestão.

Assim, o Contador Geral do Estado, destaca que a atuação do contador é fundamental no processo de controle e produção de informações para auxílio na gestão das políticas públicas. E corroborando para uma prestação de contas cada vez mais fácil e acessível a compreensão de todos, disponibilizou-se também o Balanço Cidadão que abrange uma versão mais simplificada e objetiva sobre a arrecadação e destinação dos recursos em algumas áreas do governo.

O tratamento das informações, bem como a representação gráfica, tabelas e designers estão sob a coordenação da Central de Análise dos Demonstrativos Contábil – Financeiros que recepcionam e analisam os dados entregues pela Administração Pública.  Esses instrumentos de prestação de contas estão inseridos no Portal da Transparência – RO e no site: https://contabilidade.ro.gov.br/multimidia/arquivos/categorias/balanco-geral/

assegurando a transparência e permitindo a sociedade o controle e a fiscalização das finanças de Rondônia.


Compartilhe