Governo 07 de outubro de 2019

SUPERINTENDÊNCIA DE CONTABILIDADE FAZ “BALANÇO” DO 3º TRIMESTRE DO EXERCÍCIO DE 2019

Uma das competências da Superintendência, enquanto órgão central de contabilidade do Estado de Rondônia, é a de capacitar os diversos usuários e contadores setoriais e seccionais das unidades pertencentes ao ente. Logo, a SUPER vem galgando a trilha em busca do alinhamento do conhecimento entre os diversos usuários, no que tange a área contábil, orçamentária e sistema de execução – SIAFEM. A perspectiva é, de que assim, todos possam contribuir para a boa governança.

No último trimestre, foram realizados os Treinamentos: Execução Orçamentária, com foco na Contribuição Patronal, ministrado pelos Contadores Centrais Jeferson Fernando e Cássio Matos, o II Ciclo de Treinamentos SIAFEM, ministrado pelo Contador Central Jeferson Fernando e o Treinamento com foco na execução orçamentária, em parceria com a Controladoria Geral do Estado de Rondônia – CGE.

Execução Orçamentária – Contribuição Patronal

Ocorrido no dia 25 de julho de 2019, no auditório da AGEVISA – com a participação maciça dos contadores setoriais e seccionais, o Treinamento sobre Execução Orçamentária – Contribuição Patronal, abordou os temas: Ordem cronológica dos lançamentos, assim como Natureza de Despesa utilizada para o pagamento da contribuição – IPERON e INSS, bem como, apresentaram outras questões como: os principais pontos a serem observados na configuração Credores (PF, CPF e CNPJ) e histórico.

II Ciclo de Treinamentos SIAFEM

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, ocorreu um treinamento com os colaborados do Governo do Estado de Rondônia, no Laboratório de Informática da Escola de Governo.

O objetivo do treinamento foi garantir que os Coordenadores e Técnicos entendam de forma dinâmica e eficaz, como operar o Sistema SIAFEM.

Execução Orçamentária com foco nos servidores ocupantes de cargos de chefias, funções administrativas e financeiras.

Ocorrido dia 21 de agosto de 2019, com foco na melhoria do serviço público e melhor execução orçamentária, com servidores ocupantes de cargos de chefias, funções administrativas e financeiras.

O treinamento obedece ao Decreto nº 23.905, de 15 de maio de 2019, assinado pelo governador do estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, que institui a Política de Capacitação e Permanência dos Servidores Públicos ocupantes de cargos ou funções de chefias administrativas, financeiras ou equivalentes, além de outras providências.

Cerca de 90 servidores participam da capacitação que conta com avaliações e certificação.

A Superintendência de Contabilidade – Super foi representada pelos Contadores Centrais Suze Lane de Assunção e Jeferson Fernando Furlanetto Erpen.

Segundo um dos palestrantes, Jeferson Fernando, “os servidores, de todas as fases, tanto da execução, do planejamento e da prestação de contas, desde os novos aos antigos, vão estar sendo preparados. É um trabalho continuo”, conclui o palestrante.

Não se pode deixar de destacar a publicação dos roteiros contábeis da Dívida Ativa Não Tributária e de Reavaliação do Patrimônio Público quanto aos bens móveis, que podem ser encontrados no sítio http://contabilidade.ro.gov.br/roteiros os dois procedimentos são de grande importância para a contabilidade do Estado de Rondônia uma vez que irão contribuir para a qualidade da informação.

Roteiro Contábil nº 004/SUPER/SEFIN/2019 – Dívida Ativa Não Tributária.

Roteiro Contábil nº 005/SUPER/SEFIN/2019 – Procedimentos de Reavaliação do Patrimônio Público – Bens Móveis.

Para finalizar, informamos que agora no mês de outubro ocorrerá, em parceria com a Controladoria Geral do Estado, o Treinamento voltado para os gestores. Já, no dia 04/11, ocorrerá o Treinamento de “Emissão de empenhos de benefícios previdenciários”, cuja organização cabe, exclusivamente, à Superintendência de Contabilidade. Quaisquer informações poderão ser obtidas por meio do telefone: 3211-6100 – ramal 1027 ou por meio do site da Superintendência de Contabilidade http://contabilidade.ro.gov.br/.