Governo 28 de junho de 2024

Entrega do Balanço Cidadão e Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em Rondônia

Evento de entrega das Cartilhas do Balanço Cidadão

No dia 26 de junho de 2024, a Contabilidade Geral do Estado de Rondônia realizou a entrega simbólica do Balanço Cidadão e apresentaram o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal aos profissionais da área contábil do estado de Rondônia. O evento reforçou o compromisso com a transparência e qualidade das informações contábeis e fiscais disponíveis à sociedade, fruto da dedicação e empenho contínuo dos profissionais da Contabilidade Geral do Estado.

Durante o encontro, os participantes exploraram diversos aspectos do papel crucial da contabilidade na gestão pública, enfatizando a responsabilidade de prestar contas de maneira transparente e acessível, apresentada no formato de cartilha, Balanço Cidadão. Os palestrantes, servidores da COGES, conduziram discussões esclarecedoras sobre como a contabilidade pode promover a transparência e fundamentar as decisões tomadas pelos gestores públicos, além de discutir os próximos passos para fortalecer ainda mais a integridade e a acessibilidade dos dados, promovendo uma gestão pública cada vez mais transparente e eficiente.

Palestrantes e Lideres da Contabilidade Geral do Estado de Rondônia.

Na apresentação foi abordada a metodologia para classificação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal e o papel do profissional de contabilidade nesse processo, Rondônia alcançou pelo segundo ano consecutivo o reconhecimento na categoria de desempenho nacional, sendo que em 2024 conquistou o 2º lugar no Ranking Nacional (Portaria STN/MF Nº 1.077, de 27 de Junho de 2024). Além disso, foram premiados na modalidade regional: Ji-Paraná, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes (exceto capitais), e Vale do Paraíso, na categoria de municípios com até 100 mil habitantes.

O evento também serviu como um momento de destaque e agradecimento aos servidores, reconhecendo seu empenho e dedicação que têm mantido Rondônia no pódio da qualidade da informação contábil.

Texto: Suze Lane de Assunção e Jully Helena B.
Fotos: Jurandir Cláudio Dadda, Jully Helena B.